X Assembleia da Organização Regional do Algarve
A Intervenção do Partido no Concelho de Vila do Bispo, Bruno Boaventura
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Camaradas,
Em nome da comissão concelhia de Vila do Bispo, saúdo a 10ª assembleia de organização regional do Algarve.
Nestes últimos anos, o Partido tem levado a cabo um diverso conjunto de tarefas com o objetivo de reforçar a organização no concelho de Vila do Bispo e, dessa forma, conseguir dar uma resposta mais adequada aos trabalhadores e às populações locais. A atividade do Partido na Vila do Bispo não pode ser dissociada das condições difíceis em que se dá; ainda assim, reconhecendo as debilidades e insuficiências da organização, tem sido possível desenvolver um trabalho de proximidade e continuar com o processo de reconstruir bases que nos permitirão no futuro reforçar a organização e aumentar a influência do partido no concelho. Desde a última assembleia de organização regional, inscreveram-se no partido dois novos camaradas e tem-se aumentado o número de ações de natureza diversa, tais como distribuições da propaganda do partido, afixação de cartazes em localidades como Sagres e Budens sobre problemas locais por resolver, contactos com os trabalhadores da Câmara Municipal, com os empregados da hotelaria e restauração, com a associação de mariscadores de Vila do Bispo e com os pescadores e a associação dos armadores de pesca de Sagres. Também são de destacar as atividades que têm permitido ao Partido manter o contacto com simpatizantes e independentes que nos acompanham nas listas da CDU, como as comemorações dos aniversários do Partido e do 25 de Abril ou as reuniões alargadas da concelhia. Nas últimas eleições autárquicas, num quadro particularmente difícil a nível local, foi possível manter o único eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Barão de São Miguel, tendo ficado muito próxima a eleição na freguesia de Sagres.
Camaradas, não há melhor exemplo de trabalho de proximidade e da intervenção do partido no concelho de Vila do Bispo do que a luta que temos travado conjuntamente com os pescadores pela requalificação do porto de pesca da Baleeira, em Sagres, exigindo os investimentos há muito prometidos e constantemente adiados. Têm sido muitas as promessas feitas pelo governo e pela autarquia aos pescadores da Baleeira. Entre visitas de sucessivos ministros do mar e secretários de estado das pescas, os problemas mantêm-se e as condições para a prática segura e potenciada da pesca no concelho definham. Em todo este processo, que há muito se arrasta, os pescadores de Sagres têm contado com a intervenção do Partido, quer através do acompanhamento das suas justas reivindicações pelos nossos eleitos na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, quer também pela presença assídua dos camaradas no porto da Baleeira. Da nossa parte, é indispensável continuar a apoiar a luta dos pescadores locais, intensificando as ações de luta e continuando a propor soluções no âmbito institucional.
A intervenção do Partido em defesa da melhoria de condições de trabalho dos pescadores da Baleeira está inserida na estratégia que definimos para o desenvolvimento das pescas e da atividade económica no Algarve. O porto de pesca da Baleeira, em Sagres, continua a precisar de investimento urgente para a reabilitação das pontes-cais e para a instalação de contentores de dimensões adequadas para o armazenamento das artes de pesca. A estas exigências somam-se, entre outras, a necessidade de valorização salarial dos pescadores e armadores através da intervenção na cadeia de valor, com a introdução de mecanismos que melhorem o preço da primeira venda; a criação de um fundo de garantia salarial que garanta os rendimentos e a proteção social em períodos de interdição de pesca, a criação de um programa de renovação da frota pesqueira, melhorando as condições de trabalho e a eficiência energética das embarcações e a intervenção nos custos de produção, fazendo face ao aumento dos combustíveis. Estas e outras exigências, indispensáveis para o desenvolvimento da pesca e da região, têm e continuarão a ter eco na luta do PCP.
No concelho de Vila do Bispo continuaremos a lutar para reforçar a organização, aumentar a influência do Partido e, em conjunto com as populações, afirmar o nosso projeto de país e de construção de uma sociedade nova.
Viva a 10ª Assembleia de Organização Regional do Algarve!
Viva o Partido Comunista Português!