X Assembleia da Organização Regional do Algarve
Intervenção da JCP, Pedro Jardim
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Realizamos a nossa atividade na região junto dos estudantes e trabalhadores, sempre em contacto direto com a realidade concreta de cada um e sempre munidos com as nossas propostas e as do partido.
Seja no ensino secundário onde defendemos uma Escola Publica Democrática e Gratuita, denunciando a falta de professores e funcionários, a falta de oferta dos bares da escola e a pouca qualidade das cantinas, a falta de condições materiais, o frio na salas de aula, infra-estruturas degradadas, o fim dos exames nacionais.
Estes são alguns dos problemas que os estudantes do ensino secundário na região do Algarve sentem , problemas estes que não podem estar desligados dos anos de políticas de desinvestimento e de transferência de competências que têm vindo a degradar o estado da escola pública. Foi por isso que a no passado mês de Março numa ampla semana de agitação a culminar numa acção de luta os alunos da Tomas Cabreira saíram à rua em luta contra os exames nacionais, mas também outras escolas na região onde mesmo sem luta foi possível uma ampla semana de contacto o que acabou por aprofundar a ligação com aqueles estudantes.
Seja no ensino superior onde a JCP intervém, pelo fim da propina, por mais e melhores residências universitárias, por uma resposta mais ampla de acção social, por melhores condições materiais, como é o caso do curso de Artes visuais que realizou varias lutas por causa do edifício degradado onde se encontram, luta esta que obteve frutos com o novo edifício para o curso já ter sido prometido pela reitoria na universidade.
Seja com a Juventude Trabalhadora, indo a vários locais de trabalho denunciando a política de baixo salários que apenas se tem vindo a agravar com o aumento do custo de vida juntamente com os vínculos precários sufocam ainda mais os milhares de jovens trabalhadores da região.
É por isto e muito mais que a JCP tem actividade regular pela defesa dos interesses dos estudantes, dos trabalhadores, do povo. É com uma JCP e com o Partido mais forte com mais camaradas inscritos e responsabilizados que podemos defender melhor os interesses dos jovens e do povo português.
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva ao Partido Comunista Português!
Viva a X Assembleia de Organização do Algarve!