X Assembleia da Organização Regional do Algarve
Intervenção sobre o sector do Turismo, Tiago Jacinto
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Camaradas,
Tudo indica que 2022 irá ser o melhor ano turístico de sempre em Portugal, ao mesmo tempo que os salários não param de perder poder de compra e as condições de trabalho continuam a degradar-se cada vez mais.
A região do Algarve é o maior destino turístico do País, tendo recebido em 2021 mais de 10,8 milhões de hóspedes e 753,2 milhões de euros de proveitos. A par destes resultados tem-se vindo a constatar o aumento do número de trabalhadores a receber o Salário Mínimo Nacional, ao mesmo tempo que a precariedade alastrou de forma exponencial atingindo hoje a maioria dos trabalhadores. Por mais que queiram esconder, esta é a dura realidade para os milhares de trabalhadores deste sector - baixos salários, precariedade, horários desregulados, repressão, desemprego, empobrecimento.
O patronato vem-se queixando da falta de trabalhadores para o sector mas continua a bloquear a negociação colectiva, impedindo o aumento geral dos salários, e a querer desregular ainda mais os horários, introduzir bancos de horas para não pagar trabalho suplementar, reduzir o pagamento do trabalho nocturno e em dias feriado, entre outros importantes direitos que os trabalhadores conquistaram há muitos anos.
Camaradas,
Ao contrário do que alguns dizem, a luta dos trabalhadores não parou. São muitas as lutas que se travaram e continuam a travar nas empresas e nas ruas pela melhoria dos salários e em defesa dos direitos, na sua maioria com importantes ganhos para os trabalhadores. Alguns exemplos podem ser dados: o pagamento dos salários em atraso no Golfe de Santo António, no Grupo JJW e no Vilanova Resort; a vitória dos trabalhadores do Hotel Crowne Plaza Vilamoura que viram o seu despedimento ser anulado; a conquista do Acordo de Empresa na Fundação INATEL, para o qual a luta dos trabalhadores do INATEL Albufeira foi decisiva, e no SUCH, em que os trabalhadores dos hospitais de Faro e Portimão participaram; a reposição do pagamento dos feriados com o acréscimo de 200% no Amendoeira Golf Resort; o impedimento da alteração de funções das recepcionistas de golfe e a reposição do fornecimento da alimentação no Grupo Dom Pedro; os aumentos salariais e a integração de 30 trabalhadoras nos quadros de efectivos no Hotel Portobay Falésia; os aumentos salariais e a reintegração do delegado sindical na Sociedade do Golfe da Quinta do Lago. Estes são alguns exemplos de que vale a pena lutar.
Fruto da acção dos comunistas que intervêm no Sindicato da Hotelaria do Algarve foi possível intensificar a luta reivindicativa nos locais de trabalho com a apresentação ao patronato de cadernos reivindicativos, a par do esforço para reforçar a organização, sindicalizando e elegendo delegados sindicais.
O patronato tenta travar-nos o passo mas podem ter a certeza, podem criar dificuldades mas não conseguirão impedir o Sindicato de chegar aos trabalhadores para os esclarecer, organizar e mobilizar para a luta.
Nos últimos quatro anos o Partido nunca deixou de dar importância à intervenção dos comunistas nestes locais de trabalho, seja pela via sindical, seja directamente com distribuições à porta dos locais de trabalho. As dificuldades sentidas devido à sazonalidade e ao aumento da precariedade e do desemprego enfraqueceram a unidade e a luta no sector, mas o Partido nunca desiste.
Tal como ficou patente nas conclusões da Conferência Nacional, é necessário reforçar e intensificar o trabalho político e organizativo nas empresas e locais de trabalho. Sendo o sector do Turismo o sector predominante na nossa região é necessário tomar medidas com vista ao reforço da intervenção junto dos trabalhadores deste sector e que os militantes comunistas que nele trabalham reforcem o papel revolucionário e de vanguarda no reforço da organização e da luta.
Com um Partido mais forte e mais interventivo será possível fazer mais e melhor. Os trabalhadores podem continuar a contar com os comunistas para a luta por melhores salários e melhores condições de trabalho e de vida.
Viva a 10.ª Assembleia Regional do Algarve do PCP
Viva a luta dos trabalhadores!
Viva o Partido Comunista Português!