Featured
Jantar/Comício no Castelo de Silves
27 de Julho de 2024
Intervenção de Bruno Pereira da DORAL do PCP
 
 
Featured

Almoço Comemorativo do 50º Aniversário do 25 Abril

Intervenção de Mário Cunha, candidato da CDU ao Parlamento Europeu

Centro de Trabalho do PCP em Faro

Featured
INTERVENÇÃO DE CELSO COSTA, MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL DO PCP
É hora de mudar de política
Faro, 3 Dezembro 2023
face Celso Costa Comício Faro 03122023 COOPPOFA n
 

Camaradas e amigos,

Boa tarde a todos.

 

Uma forte saudação a todos os aqui presentes nesta sala, que enchem por completo este espaço. Estamos a realizar esta iniciativa, este almoço convívio aqui em Faro, num momento particular do nosso tempo social e político.

A análise da actual situação social diz-nos que estamos num quadro de acentuadas desigualdades entre trabalho e capital. Entre os muitos que, com dificuldade, vivem do seu salário e da sua reforma e aqueles poucos, acionistas dos grupos económicos, que vivem da exploração e da acumulação de capital, que estão a ficar mais ricos que nunca.

Para o lado do Capital veja-se um quadro estatístico que a CGTP apresentou em Setembro no seu documento “prioridades para a política reivindicativa para 2024”, que faz uma soma dos lucros de 20 grupos económicos nos primeiros 6 meses do ano e dá o escandaloso resultado de 25 milhões de euros por dia. Nunca como agora o capital teve tantos lucros.

Featured
Comemoração da Revolução de Outubro em Faro
Intervenção de Celso Costa, membro do CC do PCP
9 Novembro de 2023
 

 

 

Featured

 

Jantar/Comício em Faro

Intervenção de Paulo Raimundo
Secretário-geral do PCP
15 de Agosto de 2023 
 
 

Começo por saudar todos os presentes, e de forma particular todos os que organizaram este jantar.

Mais uma iniciativa que, juntando camaradagem e convívio, demonstra as capacidades de um colectivo que não fecha portas nem põe em pausa o importante e necessário trabalho que temos pela frente.

Sabemos bem como esta altura é de intensa actividade, com a Festa do Avante! em construção e uma construção em todas as frentes.

Lá na Atalaia e no Cabo, claro, nas jornadas de trabalho que, dia após dia, vão erguendo no terreno aquela sempre bonita e diferente cidade, mas também por todo o País, com distribuições, bancas, vendas de EPs.

Tudo isto é construção da nossa Festa.

E estamos agora na recta final para aqueles três dias mágicos, é este o momento de elevar o nosso esforço para que muitos milhares ainda decidam ir à Festa, uns que nunca foram, outros que há muito não vão.

Há milhares que estão agora a decidir ir ou não à Festa, demos então um empurrão para as ajudar a decidir.

Conversa a conversa, acção a acção estamos a construir uma grande Festa do povo, uma grande Festa da liberdade, uma grande Festa da cultura, do desporto, a grande Festa da Paz.

Estamos a construir uma grande Festa, um exemplo vivo de construção colectiva e de empenho extraordinário dos comunistas e de muitos amigos, a grande Festa da juventude, uma festa que conta com milhares e milhares que não tendo nada a ver connosco, ali se sentem acolhidos, ali se sentem bem, ali se sentem em casa.

E é isso mesmo, a nossa Festa é a Festa de todos os que vierem por bem.

Mais um esforço, mais uma banca, mais um jornal distribuído, mais uma EP, mais um contacto, mais um novo visitante.

Camaradas, se o nosso trabalho não pára, o da política de direita também não, e os seus resultados continuam a fazer-se sentir de forma particularmente violenta.
Como já afirmámos, os problemas não tiram férias.

Degradam-se as condições de vida, com salários e pensões a perderem poder de compra, com os preços a aumentarem, da habitação, dos alimentos, dos combustíveis, de bens absolutamente essenciais para a nossa vida.

Aqui no Algarve, no turismo e na hotelaria, não é raro encontrar trabalhadores que ganham num mês de salário menos que o preço de uma noite dos quartos que limpam ou das instalações turísticas cuja manutenção asseguram.