Featured

X Assembleia da Organização Regional do Algarve

Intervenção sobre a organização do Partido e a luta dos reformados, Matilde Mendonça

Faro, 10 de Dezembro de 2022

A organização do Partido e a luta dos reformados Matilde Mendonça

 

Bom dia Camaradas

Em nome dos reformados saúdo todos os delegados e convidados, presentes nesta 10ª Assembleia, saúdo os camaradas da Direção Central presentes e através do nosso camarada Paulo Raimundo Secretário Geral do PCP, saúdo todo o coletivo partidário.
 
Passado 4 anos da 9º. Assembleia da Org. Regional a resposta política do Partido aos problemas dos trabalhadores do povo e do País, reside no reforço do PCP, ou seja, no grau de organização e estruturação de cada organismo e da organização no seu todo.
 
Estamos a realizar esta Assembleia Regional num tempo em que é preciso juntar mais força à força que dispomos;
Num tempo em que as políticas que têm vindo a negar direitos aos trabalhadores no ativo, que serão os reformados de amanhã e em particular aos reformados e pensionistas de hoje. Perante isto existe uma alternativa, a luta que tem que continuar.
 
Num tempo em que a pandemia provocou nefastos efeitos na saúde, no modo de vida, nos orçamentos familiares de milhões de famílias, em particular nos reformados.
 
Num tempo em que os senhores da guerra avançam na sua senha destruidora da paz e da harmonia entre os povos movidos por inconfessáveis interesses, provocam mais uma guerra fora das suas portas que atinge toda a humanidade e em particular as camadas das populações mais desfavorecidas, nomeadamente os reformados pensionistas e idosos.
 
Num tempo em que as políticas de direita não respondem nem de perto nem de longe à justa exigência de uma vida digna de quem trabalhou e produziu riqueza e que está a auferir uma pequena parcela.
 
Perante este quadro, só há uma resposta: reforçar a organização e ação dos reformados, mobilizar para a luta, porque a nossa luta é justa e a razão nos assiste e só lutando se vence.
 
Camaradas nunca é demais afirmar que é no grau da militância, da organização e estruturação de um partido como o PCP, que reside a nossa força.
 
Os militantes reformados são uma grande fatia dos efetivos do Partido e são uma importante força de trabalho, que deve ser enquadrada nas tarefas do Partido segundo a sua condição especifica que faz falta ao Partido.
 
O exemplo disso é a célula de reformados da C.C. de Faro, há 12 anos que a célula realizou a sua 1ª. Assembleia da organização, tendo se realizado a 2ª e a 3ª., por circunstâncias do quadro político irá realizar-se a 4ª em 2023.
 
A célula está organizada, tem um secretariado eleito com 14 membros e reúne regularmente.
 
Todos os membros do secretariado têm tarefas distribuídas, desde a cobrança de quotização, na comissão de bar, na distribuição de documentos, na venda do avante, nos convívios da quinta feira, na iniciativa semanal promovida pela célula que, para além da participação dos reformados, é um momento de informação politica e confraternização entre camaradas e amigos do Partido. É também um importante meio de angariação de fundos, nomeadamente um valioso contributo para os fundos da comissão concelhia de Faro.
 
No plano unitário, os reformados têm sido parte integrante nas ações levadas a cabo pelo MURPI e pela Inter-reformados, participando nas diversas iniciativas promovidas por estas duas estruturas unitárias, tanto no plano Regional e Nacional, nomeadamente no 10º. Congresso do MURPI realizado este ano, foram eleitos pelo algarve ao Congresso 10 delegados, e num total participaram 30 reformados pelo Algarve.
 
Camaradas o partido pode sempre contar com os reformados apesar das várias condicionantes continuam a ter capacidades de continuar a assumir tarefas e responsabilidades, que contribuam para a luta que é preciso travar para que o nosso partido cumpra o seu objetivo histórico o socialismo e o comunismo.
 
Camaradas estamos confiantes que sairá das conclusões desta Ass. De Organização Regional do Algarve um partido mais forte a sua organização mais reforçada para responder ás exigências do quadro político Regional e Nacional.
 
O Partido pode contar com os reformados
Para tomar a Iniciativa
Para reforçar o Partido
Por um Algarve mais forte
 
Viva a 10ª, Assembleia Regional do Algarve
Viva o Partido Comunista Português