pcp

 

Comissão Concelhia de Lagos do

Partido Comunista Português


NOTA DE IMPRENSA:


No dia 1 de outubro, uma delegação do PCP composta por militantes lacobrigenses acompanhados por Paulo Sá, deputado do PCP, eleito pelo Algarve, visitou a Escola Secundária Júlio Dantas e o posto da GNR.

 

Na Escola Secundária Júlio Dantas em reunião com o vice-presidente do agrupamento. Fez-se um ponto da situação sobre a paragem das obras da escola. Tendo sido abordadas as situações das aulas de Educação Física e do refeitório.

Foi-nos informado que para o funcionamento deste só é necessário montar os equipamentos que já se encontram na escola. Mas isto está dependente de uma ordem da Parque Escolar ou do Ministério da Educação.

Sobre os cerca de 1100 alunos sem aulas de Educação Física a situação não é menos caricata. Ao novo ginásio da escola só falta o piso em madeira.

A Parque Escolar ou o Ministério da Educação,  dizem que o contencioso judicial com a empresa construtora impedem a conclusão das obras. Resumindo: numa escola com obras no valor de 15 milhões, onde já foram gastos 14, não acabam as obras e põe o equipamento à disposição da comunidade escolar por meras questões de pormenor negocial.

 

No ano letivo passado os alunos tiveram aulas de Educação Física porque a escola pagou os transportes e o aluguer do Pavilhão Municipal à empresa municipal Lagos em Forma. Este ano a escola não tem dinheiro e a Câmara Municipal do PS não disponibiliza gratuitamente o transporte e o Pavilhão para que estes 1100 alunos possam ter as aulas a que têm direito.

A inactividade e o alheamento do Ministério da Educação e Ciência relativamente às situações acima descritas são chocantes! Revelam um profundo desprezo pelos alunos, pelas suas famílias e, em geral, pela comunidade educativa.

Na visita ao posto da GNR fomos acompanhados pelos comandantes do destacamento e do posto e por um representante da associação socioprofissional da guarda. Na visita foi verificada a falta de condições das instalações, tanto para os elementos da GNR que lá trabalham, como para as pessoas que lá vão. O Ministério da Administração Interna não pode continuar a pretender transformar o antigo convento da N. Sra. Glória em posto policial.

A proposta da Câmara Municipal PS de passar o posto para o ciclo velho é um presente envenenado. Será necessário gastar muito dinheiro para adaptar as instalações, só que dizem que esse dinheiro agora não há. Mas no Chinicato há um edifício da Câmara Municipal, onde já está instalada a Brigada de Trânsito, com boas características para acolher o posto. Só falta a vontade política de ter um posto da GNR condigno e ficar com o edifício do convento que é municipal, para outra melhor utilização.

O PCP considera estas situações de fácil resolução. Da nossa parte desenvolveremos todos os esforços para denunciar estas situações e para auxiliar na sua resolução.

 

Outubro 2012                                                                                                                      A Comissão Concelhia de Lagos do PCP