Câmara de Silves - Basta de desprezo pelas Juntas de Freguesia e pelas populações!
A Câmara Municipal de Silves de maioria PSD, tem assumido perante as populações do concelho, o papel que as troikas nacionais e estrangeiras estão a assumir perante o país.
Numa postura que consideramos intolerável a Câmara Municipal de Silves tem-se recusado desde Janeiro de 2012 até ao dia de hoje, a proceder às legítimas transferências financeiras para as Juntas de Freguesia a que está obrigada - em virtude de protocolos celebrados, que permitem a prestação de serviços, e a realização de trabalhos que são da inteira responsabilidade da Câmara Municipal mas que as juntas de freguesia têm realizado sem receberem as respetivas transferencias financeiras – estrangulando a acção das Juntas e, pior ainda, impondo uma situação de salários em atraso a trabalhadores que estão sem receber há vários meses atingido para já os funcionários das Juntas de Freguesia de Alcantarilha e São Marcos da Serra podendo a breve prazo atingir outras caso a situação não seja resolvida.
Simultâneamente as ruas do concelho estão-se a encher de lixo, (uma vergonha) existindo situações com cerca de duas semanas sem a habitual recolha, colocando em risco a saúde pública e a higiene urbana.
Na opinião do PCP nada justifica esta situação. Nem os atrasos na aprovação de um péssimo orçamento municipal, nem os constrangimentos financeiros impostos pelo Governo PSD/CDS. A Câmara Municipal de Silves, assumindo-se como um prolongamento do Governo de Passos Coelho e Paulo Portas, em vez de reivindicar mais meios e recusar os cortes orçamentais do Governo, prefere o caminho do incumprimento perante as juntas, dos salários em atraso, do lixo nas ruas da cidade e das freguesias do Concelho.
Para o PCP é preciso dizer Basta! As populações e os seus representantes, não podem consentir mais esta política de desprezo perante os seus interesses. Tal como os eleitos do PCP e da CDU têm vindo a reivindicar, exige-se uma outra atitude perante o Governo, o respeito pelas juntas de Freguesia e o cumprimento das obrigações que a Câmara tem perante as populações como a recolha do lixo e outros serviços.
O PCP, para além de nos órgãos autárquicos continuar a intervir para a resolução destes e doutros problemas, apela à indignação e ao protesto das populações contra estas medidas. Tal como no país, também em Silves é preciso pôr fim à política de desastre que a maioria PSD está a praticar na Câmara Municipal.
A Comissão Concelhia de Silves do PCP
Comunicado da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines à população:
Junta convoca protesto para exigir pagamentos da Câmara Municipal