PCP_AR 

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar

Comunicado de Imprensa:

Ação de contacto com o comércio local em Faro

 

Uma delegação do Partido Comunista Português, integrando o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, reuniu, na passada segunda-feira, dia 14 de maio, com a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro. Durante o resto da manhã, a delegação do PCP contactou com proprietários e trabalhadores de pequenos estabelecimentos comerciais do centro de Faro, registando as suas preocupações relativamente à difícil situação que o setor atravessa.

 


 

Entre os problemas mais sentidos pelos comerciantes destaca-se a recente generalização do estacionamento pago na cidade de Faro – quase mil novos lugares pagos –, medida que, no atual contexto de acentuada redução do poder de compra da generalidade da população, tem afetado muito negativamente a atividade dos pequenos estabelecimentos comerciais. Esta medida, aliada à proliferação de grandes superfícies comerciais no perímetro urbano, está a ter também consequências muito negativas na acentuação da desertificação do centro da cidade e contribuirá, a prazo, para o aumento do desemprego no setor do comércio.

Também a liberalização dos horários de funcionamento do comércio tem contribuído para desequilibrar a distribuição da procura entre as grandes superfícies e os pequenos estabelecimentos comerciais. Tal liberalização permite a prevalência dos interesses dos grandes grupos e cadeias de distribuição, violando, de facto, a livre concorrência, pela impossibilidade de as micro e pequenas empresas comerciais acederem ao mercado em condições de efetiva igualdade.

Acresce a estes problemas, a dificuldade de as pequenas empresas de comércio local se financiarem junto da banca, a qual está mais interessada em financiar operações especulativas dos grandes grupos económicos do que apoiar as pequenas empresas. Esta dificuldade de financiamento não deixará, a prazo, de se traduzir em mais encerramentos e falências de pequenas empresas e consequente aumento do desemprego e destruição do tecido económico local.

A delegação do PCP deu a conhecer aos comerciantes as propostas e as iniciativas políticas do PCP para a região algarvia e para o setor, salientando a necessidade de uma alternativa às ruinosas políticas impostas pelo pacto de agressão da troika, que estão a conduzir o País e a região algarvia a uma recessão, cada vez mais profunda, e à devastação do tecido económico, afetando todos os setores de atividade e, em particular, o setor do comércio local. Sem uma efetiva rutura com as políticas de direita que acentuam a redução dos salários, aumentam o desemprego e agravam a carga fiscal sobre os trabalhadores e as micro, pequenas e médias empresas, não será possível construir políticas que contrariem a crise e os seus reflexos no comércio local.

 

Faro, 15 de maio de 2012